Em todo lugar! Como as mensagens subliminares, ou ocultas são enxertadas ou inseridas na mídia em geral, de maneira tal que a percepção não seja consciente, teoricamente elas estão, ou poderão estar em todo lugar (sem que você perceba, é claro !).
Imagens embutidas, sacolas, jornais, quadros, propagrandas de alimentos e bebidas, filmes, desenhos animados, capas de CDs, revistas e livros.
TIPOS (fonte: http://www.msubliminar.hpg.ig.com.br)
Existem muitos tipos de Propaganda Subliminar
Subliminar Ambiental: Mídia Exterior
Pois enquanto a visão fóvica consciente foca o nome legível em letras garrafais do estabelecimento comercial ou simplesmente dirigimos nosso carro concentrados, passa despercebido o fundo, o ruído, a poluição visual indiferenciada, entrópida dos outdoors e placas captadas pela visão periférica, o fundo subliminar dos anunciantes.
Mesmo a colocação dos outdoors pode ser estratégicamente planejada.
Subliminar Eletrônico: Merchandising
O Subliminar tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro da programação normal do que nos intervalos comerciais, burlando assim, os mecanismos de desfesa do consumidor.
O Merchandising, como é conhecida esta técnica subliminar, tem sido contantemente usada pela Coca-Cola em filmes. Um exemplo seria o filme Blade Runner de 1982 que se enquadra na categoria subliminar.
Todo o quadro é preenchido por uma poluição visual urbana com dezenas de anúncios, , nunca focalizados plenamente graças ao timing rápido das mudanças de enquadramento, movimento ágil da câmera focando os atores em ação e a edição com rápidos e frequentes cortes nervosos que estonteiam, como um vídeo clipe.
O cenário fundo subliminar é imperceptível graças à edição veloz . Não há tempo de efetuar uma varredura fóvica pela tela. Assim, o espectador focaliza os atores e deixa-se envolver pela trama narrativa, enquanto sua visão periférica recebe subliminarmente as dúzias de anúncios que pagaram o filme.
O Merchandising pode ser definido como toda a inserção comercial em shows, novelas, filmes e eventos, porém não é um comercial direto do produto.
Quem não se lembra de já ter visto em alguma novela um personagem bebendo aquela cerveja cujo rótulo e amrca aparecem claramente na imagem ou então em uma partida de futebol você notar a existência de várias plaas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou nomes de produtos.
Inserido em histórias como filmes ou novelas, quanto menso aparece o produto, melhor é o resultado do merchandising. Basta que se perceba a sua presença.
04 novembro 2005
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