04 novembro 2005

Onde elas estão? Tipos de msg.

Em todo lugar! Como as mensagens subliminares, ou ocultas são enxertadas ou inseridas na mídia em geral, de maneira tal que a percepção não seja consciente, teoricamente elas estão, ou poderão estar em todo lugar (sem que você perceba, é claro !).

Imagens embutidas, sacolas, jornais, quadros, propagrandas de alimentos e bebidas, filmes, desenhos animados, capas de CDs, revistas e livros.



TIPOS (fonte: http://www.msubliminar.hpg.ig.com.br)

Existem muitos tipos de Propaganda Subliminar

Subliminar Ambiental: Mídia Exterior

Pois enquanto a visão fóvica consciente foca o nome legível em letras garrafais do estabelecimento comercial ou simplesmente dirigimos nosso carro concentrados, passa despercebido o fundo, o ruído, a poluição visual indiferenciada, entrópida dos outdoors e placas captadas pela visão periférica, o fundo subliminar dos anunciantes.

Mesmo a colocação dos outdoors pode ser estratégicamente planejada.

Subliminar Eletrônico: Merchandising

O Subliminar tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro da programação normal do que nos intervalos comerciais, burlando assim, os mecanismos de desfesa do consumidor.

O Merchandising, como é conhecida esta técnica subliminar, tem sido contantemente usada pela Coca-Cola em filmes. Um exemplo seria o filme Blade Runner de 1982 que se enquadra na categoria subliminar.

Todo o quadro é preenchido por uma poluição visual urbana com dezenas de anúncios, , nunca focalizados plenamente graças ao timing rápido das mudanças de enquadramento, movimento ágil da câmera focando os atores em ação e a edição com rápidos e frequentes cortes nervosos que estonteiam, como um vídeo clipe.

O cenário fundo subliminar é imperceptível graças à edição veloz . Não há tempo de efetuar uma varredura fóvica pela tela. Assim, o espectador focaliza os atores e deixa-se envolver pela trama narrativa, enquanto sua visão periférica recebe subliminarmente as dúzias de anúncios que pagaram o filme.

O Merchandising pode ser definido como toda a inserção comercial em shows, novelas, filmes e eventos, porém não é um comercial direto do produto.

Quem não se lembra de já ter visto em alguma novela um personagem bebendo aquela cerveja cujo rótulo e amrca aparecem claramente na imagem ou então em uma partida de futebol você notar a existência de várias plaas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou nomes de produtos.

Inserido em histórias como filmes ou novelas, quanto menso aparece o produto, melhor é o resultado do merchandising. Basta que se perceba a sua presença.

Um comentário:

Anônimo disse...

trebek http://www.webjam.com/electricblankets vehemently http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534431 rebuild http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534435 neverwinter http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534438 vilai http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534439 periodsthis http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534440 digger http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534441 wear http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534443 parenthesis http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534445 soapstone http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534449 timed http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534451 laos http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534452 utilitas http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534453 obviated http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1534455 misdiscribes http://www.kindel.com/members/Furnace-Filters.aspx spokanec