07 novembro 2005

Síntese

Após pesquisas realizadas pelo grupo, chegamos as seguintes certezas:

As mensagens subliminares são mensagens que são notadas abaixo do limiar da consciência, fazendo com que elas fiquem armazenadas no inconciente. Em algum momento essas mensagens podem ser ativadas. Segundo Jung, pensamentos e idéias não focadas, não iluminadas, não deixam de existir; econtram-se em estado latente, adormecido num estado subliminar, além do limite da atenção consciente ou da memória, o que não impede que a qualquer momento possam surgir espontameamente. Subliminar é o que não é visto conscientemente; se viu, deixou de ser subliminar. Uma imagem ou uma idéia sugerida, nas entrelinhas, sutil ou periférica não é subliminar.
As mensagens subliminares é bastante utilizada pelas empresas de marketing, em comerciais, embalagens, capas de livros, CDs, discos, DVDs, revistas, sacolas, desenhos animados, filmes, músicas, para venda de produtos, propaganda de marcas, passagens idéias eróticas, etc.
Conseguimos entender que muitas das mensagens ditas subliminares, não passam de mito ou lenda urbana, mas não deixamos de considerar que existem sim pessoas que a utilizam concientemente para antingir algum objetivo, mas nos resta ainda a dúvida de quando realmente há a intenção de ser alguma mensagem subliminar.

Nenhum comentário: