09 novembro 2005

.:. Considerações finais .:.

O uso do weblog na educação como ferramenta de repositório de conhecimento e
discussão é o ambiente onde o aluno pode inserir o que buscou, bem como a
conclusão de suas pesquisas , de forma simples e rápida, permitindo que a
evolução do trabalho possa ser acompanhada pelo professor e pelos próprios
alunos. Esse trabalho pode ser realizado em grupo ou individual, podendo haver
postagens por parte dos professores onde os alunos, nos comentários, discutem o
tema prosposto, ou cada aluno pode fazer sua própria pesquisa sobre o mesmo
tema, postando sua opinião e discutindo com comentários nos blogs dos colegas.
O blog ode ser utilizado em várias disciplinas onde possa haver a pesquisa e a
discussão de idéias.

O tema Mensagem Subliminar pode ser trabalhado em várias disciplinas como:
português (escrita), física (freqüencias, taquicoscópio), biologia (visão
fóvica e periférica), artes (imagens, fotos, desenhos), história (como e onde
começou o estudo sobre).

07 novembro 2005

Síntese

Após pesquisas realizadas pelo grupo, chegamos as seguintes certezas:

As mensagens subliminares são mensagens que são notadas abaixo do limiar da consciência, fazendo com que elas fiquem armazenadas no inconciente. Em algum momento essas mensagens podem ser ativadas. Segundo Jung, pensamentos e idéias não focadas, não iluminadas, não deixam de existir; econtram-se em estado latente, adormecido num estado subliminar, além do limite da atenção consciente ou da memória, o que não impede que a qualquer momento possam surgir espontameamente. Subliminar é o que não é visto conscientemente; se viu, deixou de ser subliminar. Uma imagem ou uma idéia sugerida, nas entrelinhas, sutil ou periférica não é subliminar.
As mensagens subliminares é bastante utilizada pelas empresas de marketing, em comerciais, embalagens, capas de livros, CDs, discos, DVDs, revistas, sacolas, desenhos animados, filmes, músicas, para venda de produtos, propaganda de marcas, passagens idéias eróticas, etc.
Conseguimos entender que muitas das mensagens ditas subliminares, não passam de mito ou lenda urbana, mas não deixamos de considerar que existem sim pessoas que a utilizam concientemente para antingir algum objetivo, mas nos resta ainda a dúvida de quando realmente há a intenção de ser alguma mensagem subliminar.

06 novembro 2005

Backward Masking

Backward Masking, 'retrocesso oculto' ou 'máscara do contrário', é uma técnica complexa utilizada para inserção de mensagens subliminares invertidas em músicas, trilhas sonoras, jingles, frases e discursos. Trata-se de uma inversão fonética, e não, silábica, como muitos imaginam. Sendo assim, elas somente serão perceptíveis conscientemente, se a música for executada ao contrário. Este nome é dado não apenas ao enxerto destas mensagens, mas também ao processo de se retroceder ou inverter as músicas ou sons em geral, que contenham as mensagens 'escondidas'.

05 novembro 2005

Como se defender das msgs subliminares

Neste momento, pare por 30 segundos o que você está fazendo. Este é o tempo normal de um comercial de TV. Dê uma olhada geral à sua volta. Pronto! Agora tente anotar (mentalmente) tudo o que você viu. De olhos fechados procure responder, por exemplo, quantos livros havia na estante, ou quantas almofadas havia no sofá, ou que horas marcava o relógio da sala, se o mostrador dele era com algarismos romanos ou arábicos ou qual era a cor da sua meia ? Olhe novamente, agora procurando fixar com mais atenção nos cantos, nos detalhes. Percebeu quantas coisas foram simplesmente ignoradas. Percebeu que sua lista poderia conter pelo menos 3 vezes mais objetos ? Todas as coisas à sua volta, todos os detalhes, não foram acrescentados ou alterados. Eles continuaram nos mesmos lugares. As coisas que você anotou, são na realidade as percepções conscientes. As que você não viu ou pensa que não viu, foram 'anotadas' sim, porém a nível de inconsciência, subliminar. Realmente é inconcebível que um indivíduo pudesse concentrar-se de maneira consciente em todas as coisas ao mesmo tempo. A percepção consciente é, portanto fragmentária. É impossível à mente humana lidar com todas as percepções, sejam visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis ao mesmo tempo. Sabemos que alguns espiões, são treinados exaustivamente para, numa passada de olhos, 'fotografar' objetos, códigos, equipamentos, números de série de equipamentos, etc. Você também pode chegar a este nível. Tenha fé ! Os neurofisiologistas, psicólogos, comunicólogos e todos quantos estudam e se apaixonam por esta matéria, sabem há muito tempo que apenas uma pequena fração de uma percepção é registrada de modo consciente. Se você fosse submetido a um processo de hipnose ou narcosíntese, (não aconselho), certamente iria descrever o mesmo ambiente da experiência anterior com uma riqueza de detalhes que certamente iria impressioná-lo. Logo, é possível desenvolver, através da repetição de experiências semelhantes a realizada, substituindo a sua sala por exemplo, por qualquer veículo de comunicação ou emissor de mensagens: TV, teatro, jornais, revistas, cinema, games, outdoors, etc. Você vai se surpreender com a quantidade de mensagens 'escondidas' que vai descobrir nos cantos e detalhes desta 'sala'. Uma outra técnica de caçar mensagens na TV e nos games, por exemplo, é gravar o programa ou jogo em vídeo e em seguida pausar ou congelar as imagens. O professor Vicente tem encontrado muito material escondido nos games. “Observe que quando estão jogando, as crianças (ou adultos) estão totalmente concentradas no centro da ação, ou seja, no centro do monitor. Quando estiver pausando as imagens, faça uma varredura, em tudo aquilo que geralmente ninguém vê: olhe os muros, as placas das ruas, dos carros, as mensagens pichadas nas paredes, as simbologias ocultistas, nazistas, ideológicas, etc. que compõem o cenário. A primeira reação que você vai sentir depois de tudo isso é de indignação, de 'bronca' por saber que foi por muito tempo enganado”, conclui o professor.

Fonte: http://www.mensagemsubliminar.com.br

Leis brasileiras sobre msg subliminar

A Propaganda Subliminar nem mesmo é citada nas leis, NADA PROÍBE NO BRASIL, mas por um processo de hermenêutica-interpretação foi proposto que se aplique aos casos dela o artigo 20 do Código de Ética dos Publicitários, que diz que as mensagens devem ser ostensivas e assumidas ( o merchandising subliminar é anti-ético, pois é ostensivo e dissimulado), assim como também o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe anúncios disfarçados, dissimulados.

04 novembro 2005

Onde elas estão? Tipos de msg.

Em todo lugar! Como as mensagens subliminares, ou ocultas são enxertadas ou inseridas na mídia em geral, de maneira tal que a percepção não seja consciente, teoricamente elas estão, ou poderão estar em todo lugar (sem que você perceba, é claro !).

Imagens embutidas, sacolas, jornais, quadros, propagrandas de alimentos e bebidas, filmes, desenhos animados, capas de CDs, revistas e livros.



TIPOS (fonte: http://www.msubliminar.hpg.ig.com.br)

Existem muitos tipos de Propaganda Subliminar

Subliminar Ambiental: Mídia Exterior

Pois enquanto a visão fóvica consciente foca o nome legível em letras garrafais do estabelecimento comercial ou simplesmente dirigimos nosso carro concentrados, passa despercebido o fundo, o ruído, a poluição visual indiferenciada, entrópida dos outdoors e placas captadas pela visão periférica, o fundo subliminar dos anunciantes.

Mesmo a colocação dos outdoors pode ser estratégicamente planejada.

Subliminar Eletrônico: Merchandising

O Subliminar tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro da programação normal do que nos intervalos comerciais, burlando assim, os mecanismos de desfesa do consumidor.

O Merchandising, como é conhecida esta técnica subliminar, tem sido contantemente usada pela Coca-Cola em filmes. Um exemplo seria o filme Blade Runner de 1982 que se enquadra na categoria subliminar.

Todo o quadro é preenchido por uma poluição visual urbana com dezenas de anúncios, , nunca focalizados plenamente graças ao timing rápido das mudanças de enquadramento, movimento ágil da câmera focando os atores em ação e a edição com rápidos e frequentes cortes nervosos que estonteiam, como um vídeo clipe.

O cenário fundo subliminar é imperceptível graças à edição veloz . Não há tempo de efetuar uma varredura fóvica pela tela. Assim, o espectador focaliza os atores e deixa-se envolver pela trama narrativa, enquanto sua visão periférica recebe subliminarmente as dúzias de anúncios que pagaram o filme.

O Merchandising pode ser definido como toda a inserção comercial em shows, novelas, filmes e eventos, porém não é um comercial direto do produto.

Quem não se lembra de já ter visto em alguma novela um personagem bebendo aquela cerveja cujo rótulo e amrca aparecem claramente na imagem ou então em uma partida de futebol você notar a existência de várias plaas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou nomes de produtos.

Inserido em histórias como filmes ou novelas, quanto menso aparece o produto, melhor é o resultado do merchandising. Basta que se perceba a sua presença.

01 novembro 2005

Casos comprovados de msg subliminar

* Bernardo e Bianca (The Rescuer), produzido em 1977, Disney - Aos 28 minutos do filme, em uma janela, uma mulher nua. Em 1999 a Walt Disney Company admitiu a existência de "imagens de fundo objetáveis" e ordenou que as fitas fossem recolhidas nos Estados Unidos.
* Cigarros Free, Souza Cruz, 2001. Propaganda retirada do ar devido ao ministério público (promotor Guilherme Fernandes Neto) considerar que estimularia crianças e adolescentes a fumar, baseado em análise de psicólogos que analisaram o texto da propaganda e a existência de mensagem subliminar, onde por trés décimos de segundo apareciam uma pessoa fumando, seguida de outra pessoa fumando em três décimos de segundo também.
* MTV Brasil, 2002. Em ação do ministério público de São Paulo, a emissora foi condenada pela veiculação de vinheta onde apareciam mulheres em cenas de sadomasoquismo. Para se livrar da condenação, a emissora fez um acordo com o ministério público no dia 21 de fevereiro de 2003 (1)
* Creme Dental Close-Up, Unilever, 2003 - Uso de palavras de baixo calão escritas em alguns quadros de propaganda. O Conselho de Ética do Conar decidiu pela alteração da propaganda. (2)